quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Região amazônica já sofre com mudanças climáticas

As regiões amazônica e andina já sofrem os impactos da mudança climática na agricultura, com repercussões na segurança alimentar e na vida dos camponeses, indicam as conclusões apresentadas nesta quinta-feira no encontro sobre o tema organizado pela Comunidade Andina (CAN) em Lima.
Especialistas internacionais que se reuniram na Oficina Internacional sobre a Gestão do Risco e a Adaptação à Mudança no Setor Agropecuário buscam desde a última terça estratégias de adaptação e de redução da vulnerabilidade dos países sul-americanos diante da transformação do clima.

O secretário-geral da CAN, Freddy Ehlers, apresentou em entrevista coletiva as conclusões da oficina, nas quais afirma que a mudança climática é um processo que "já está presente".

Entre outras medidas, os especialistas dizem que os países e as regiões atingidas devem tratar não apenas de se fortalecerem para evitar danos causados pela mudança climática, mas aproveitar positivamente algumas oportunidades que a nova situação oferece.

Assim, os países da região têm a necessidade de desenvolverem estratégias de adaptação e redução da vulnerabilidade, como estabelecer campanhas de educação aos camponeses, possibilitar a mudança de cultivos ou criar sistemas de alertas climáticos mais eficientes.

Além disso, tem cada vez mais importância a implementação de um sistema de seguros para a produção agrária.

Ehlers aproveitou a conclusão da oficina para apresentar no Peru o encontro internacional sobre mudança climática, chamado Clima Latino, que será desenvolvido entre 15 e 18 de outubro no Equador.

O objetivo deste encontro, que contará com a participação de especialistas internacionais sobre o tema e representantes governamentais e da sociedade civil, será "lançar advertências sobre os perigos iminentes da mudança climática e seus efeitos nos países andinos", declarou Ehlers.

"Pretendemos obter uma ampla visão do que a mudança climática significa em diversas áreas da vida humana, como a saúde, a segurança alimentar e a biodiversidade", afirmou o secretário-geral da CAN.

Este encontro será o mais importante a ser celebrado na América Latina sobre a mudança climática e suas recomendações serão apresentadas na reunião que as Nações Unidas devem realizar em dezembro em Bali, Indonésia, para abordar o assunto.

Nenhum comentário: