terça-feira, 13 de novembro de 2007

AQUECIMENTO GLOBAL EM QUESTÃO



Nos últimos anos os olhos da humanidade estão se voltando para a preservação do meio ambiente, principalmente quando nos referimos ao derretimento das calotas polares. Mudanças repentinas de estações, seca em lugares úmidos, aumento de tornados e terremotos estão assustando a humanidade.Ameaça de extinção da vida humana mobiliza cientistas, estudiosos, e as pessoas mais simples. Conferências, simpósios, reuniões, debates nacionais e internacionais estão norteando o assunto "Aquecimento Global".
Documentos como o relatório do conselho internacional de mudanças climáticas (PQP) chegam a afirmar que em 40 anos o planeta estará completamente submerso.
Preocupado com a noticia a FOLHA ECO entrevistou do o Dr. José Raimundo Abreu de Souza, coordenador do 2º Distrito Meteorologia de Belém- 2° DISME/BEL ligado ao Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.

Folha Eco: Como funciona o INMET?

Dr. José: O Instituto Nacional de Metereologia (INMET) tem a função de medir as variações de temperatura do País e no estado do Pará conta com 14 convencionais estações de registro de precipitação de chuvas e de temperatura, esses registros são feitos três vezes ao dia; um técnico faz os registros às 3h, 6h, 12h, 18h e 24 horas. O INMET, posso citar alguns pólos de registro do instituto em Belém, Soure, Óbidos, Monte alegre e Belterra. Essas estações passam por modernização essa melhora acarretará em registros 24h da situação do clima do estado e do País.

Folha Eco: Na sua opinião como o sr. Avalia as mudanças climáticas o corridas no Pará?

Dr. José: Não vejo mudanças no clima no Estado. A flutuação climática foi pouca. Nos últimos 100 anos se verificou um aumento de 0.5 G° em Belém. O reflexo de chuvas vem aumentando na mesma proporção que aumenta o calor. Dados de 1960 revelam que a média era de 2700 ml de chuva segundo um projeto intergovernamental do IPCC que revela que a Variação natural do clima não tem o homem como seu principal causador.

Folha Eco: Como avaliar o apelo sobre a preservação do meio ambiente e mudanças climáticas? Inclusive a CNBB realizou a CF 2007 voltado para a preservação ambiental e mudanças climáticas.

Dr. José: Fico feliz em saber que existe tantas pessoas preocupadas com a preservação da natureza e do clima. Mas muito me preocupa declarações do tipo: derretimento das calotas polares, mudança de clima extinção de espécies, como revelou o relatório do IPCC. A terra possui a mesma quantidade de água desde de sua criação. 75% de água compõem o planeta que chamamos de terra. Fisicamente é impossível que isso aconteça já que a quantidade de água na terra não mudou segundo o principio de Arquimedes: “se temos um copo de água e adicionamos uma pedra de gelo e esse gelo não afundará, por que é água!! E modificará pouquíssimo volume da água com o acréscimo do gelo.

Produção; Rafael Silva
Reportagem; Gilson Dias
Edição; Gleiceana Nogueira
Fotos; Kleber Ramos
Base de pesquisa fotografica; google.com

Nenhum comentário: