quarta-feira, 17 de outubro de 2007

JUVENTUDE- CONTEXTO SOCIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- INTRODUÇÃO

Para contextualizar juventude é necessário ter conhecimento de sua realidade, hoje estudiosos e cientistas avaliam a juventude com uma fase de “transformação” e “ descobertas” acretido que o jovem nessa atual conjuntura deve ser entendido como “Protagonista de sua Historia” em sua essência o Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal.
Os Jovens da região metropolitana de Belém, são historicamente excluídos e marginalizados. Diversos são os motivos: moradia, cor, religiosidade, sexo, opção sexual... Pensado em soluções para vencer o preconceito e segregação social só a educação pode vencer esse problema que vem separando nossos jovens. Experiências de convivência, exercício dos direitos humanos e práticas pedagógicas eficazes podem fazer do jovem sujeito de direito.
Atualmente o debate sobre meio ambiente entrou em pauta dos órgãos governamentais e populares, grupos organizados de juventude surgem a todo momento no país, na tentativa de envolver a juventude ORGANIZAÇÃO é a palavra de ordem para educação ambiental no país.


Gilson Dias- Educador Popular
gilson.unipop@gmail.com

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